No passado mês de junho, a AEB – Associação Empresarial de Braga concluiu a execução de mais uma edição do Programa Dinamizar, no qual a FORTIS CONSULTING foi entidade formadora, que permitiu apoiar 73 empresas e envolver 262 pessoas em processos de formação e 125 em processos de consultoria.
Através do recurso a processos de consultoria e formação “on job” para trabalhadores e empresários, o Dinamizar estimulou a melhoria da organização interna das empresas e do desempenho individual dos seus recursos humanos, tendo em vista o reforço da competitividade e produtividade das empresas aderentes.
Segundo o Presidente da AEB, o Programa Dinamizar é, provavelmente, “o mais antigo e bem-sucedido programa português de apoio ao desenvolvimento organizacional do tecido empresarial financiado por fundos europeus”, sendo um verdadeiro “dinamizador” de negócios e empresas.
“O Dinamizar assume um papel absolutamente determinante no reforço da competitividade das pequenas e médias empresas (PME) do setor do comércio e serviços, devido à sua bem-sucedida metodologia de intervenção, que conjuga consultoria e formação especializada para trabalhadores e empresários, mediante um diagnóstico e a elaboração de um plano de ação adaptado às necessidades de cada empresa”, sustentou.
Nesta edição, as 73 empresas aderentes beneficiaram de intervenções nas seguintes áreas temáticas: Economia digital (42 PME); Gestão da inovação (21 PME); e Implementação de sistemas de gestão (10 PME).
No balanço desta edição do programa, o Presidente da AEB destacou a excelente capacidade de execução evidenciada pela associação, que foi capaz de superar todas as metas previstas em candidatura. “Foram apoiadas mais 32 empresas (+78%) e mais 82 formandos (+46%) do que inicialmente previsto e a execução só não foi acima destes números por não ter sido possível assegurar um reforço mais elevado no financiamento da operação, porque empresas interessadas e capacidade de resposta para as apoiar existiam”, salienta.
Outro aspeto altamente positivo a referir está relacionado com os elevados níveis de satisfação de formandos quanto à qualidade de funcionamento da formação, tendo todas as empresas considerado que os objetivos foram atingidos (completamente ou no essencial).
Das conclusões do relatório de avaliação do projeto, realizado por uma entidade independente, Daniel Vilaça destacou, ainda, os efeitos gerados pelas intervenções (mais de 90% das empresas consideram que foram “decisivos” ou “importantes), bem como a apreciação global realizada pelos responsáveis das empresas – 96,2% consideram o Dinamizar como um programa importante, dos quais 78,8% consideram-no “Muito Importante” ou “Imprescindível”.
A próxima edição do programa está prevista para o início do próximo ano, esperando a AEB reforçar o orçamento disponível de forma a poder integrar mais empresas neste projeto transformador, contribuindo deste modo para tornar a região mais competitiva e mais bem preparada para a sua internacionalização.
“A capacitação dos empresários e qualificação das suas equipas é um dos eixos fundamentais do projeto associativo da AEB. Ao longo dos últimos 3 anos, cerca de 10% dos ativos das empresas da nossa área de intervenção participaram em ações de sensibilização e formação profissional certificada promovidas pela AEB, o que reflete a nossa capacidade de intervenção e o nosso firme compromisso com a qualificação do tecido empresarial”, reforçou o Presidente da AEB.
Consulte AQUI o roteiro deste programa.
Consulte AQUI o relatório de avaliação deste programa.