A Lei nº 93/2019, de 04 de setembro, que obriga a 40 horas anuais de formação entrou já em vigor a 01 outubro 2019. Assim, o artigo 131º (Formação Contínua) do Código de Trabalho passou a estabelecer que o trabalhador tem direito a 40 horas anuais de formação, mais 5 horas do que já era obrigatório por lei.

A legislação estipula que todas as empresas devem organizar formação, estruturando planos de formação para os seus trabalhadores, pelo que, anualmente, o empregador deve assegurar formação contínua a pelo menos 10% dos trabalhadores da empresa.

O não cumprimento da legislação poderá originar coimas que podem atingir os 10 mil euros.

Ainda de acordo com as alterações à Lei, foi eliminada a norma que faz cessar, ao fim de 3 anos, os créditos de horas de formação não utilizados.

As alterações que constam na Lei Nº 93/2019, de 04 de setembro, podem ser consultadas através do seguinte link: http://bit.ly/376KkCG

Formar com o objetivo de elevar o desempenho profissional dos seus colaboradores.

A Formação Profissional Contínua prepara de forma rápida e eficaz trabalhadores e empresas para as exigências do mercado global. Apresenta-se, portanto, como um instrumento de criação de valor, que contribui para elevar os níveis de competitividade das organizações e permite o cumprimento legislativo do Código de Trabalho.

De acordo com a Lei, o trabalhador tem direito a 40 horas de formação contínua anual ou, sendo contratado a termo por período igual ou superior a 3 meses, a um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano. Da mesma forma, o trabalhador não pode recusar-se a participar em ações de formação profissional.

Cumpra com a Lei e evite coimas. Consulte-nos!

Com o objetivo de fazer face às exigências legais e de promoção da competitividade das empresas, a FORTIS CONSULTING, enquanto Entidade Formadora Certificada, disponibiliza os seus serviços para a realização de ações formativas, devidamente adequadas e ajustadas às necessidades de cada empresa.

Aposte na formação dos seus colaboradores. A FORTIS CONSULTING pode ajudar a sua empresa na elaboração e implementação do Plano de Formação.

Atenção!

Se aposta na formação dos seus colaboradores, a FORTIS CONSULTING pode ajudar a sua empresa não só na elaboração do Plano de Formação, como também na apresentação de uma candidatura ao Portugal 2020 – Projetos Autónomos de Formação que visa apoiar despesas de formação das PME e Não PME, cujo prazo de concurso termina já a 31 de dezembro de 2019.

Para mais informações:

📞 253 098 284 | 📧 geral@fortis.pt

Seja Fortis! Consulte-nos.

Partilhar
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin