Os 12 erros que vão destruir a imagem da sua empresa no Facebook!

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Os 12 erros que vão destruir a imagem da sua empresa no Facebook!

Os 12 erros que vão destruir a imagem da sua empresa no Facebook!

Nos dias que correm, estar presente nas redes sociais é, sem dúvida, uma estratégia de marketing fundamental para a construção de uma marca na Internet. Uma aposta que ganha ainda mais peso quando se trata do Facebook.

Se tem uma empresa ou negócio e criou uma página no Facebook (fanpage – uma página específica dentro do Facebook direcionada para empresas ou marcas) saiba que algumas práticas que possa estar a adotar podem estar a destruir todo o seu trabalho e a causar muito prejuízo à sua marca.

É certo que no mundo das redes sociais não existe uma receita de sucesso. Mas seguindo algumas das dicas que aqui lhe deixamos (corrigindo alguns erros que possa estar a cometer) estará a contribuir para retirar melhor partido desta rede social tão generalizada no nosso país.

1. Não cuidar da sua identidade visual

Certamente que já ouviu (e leu) vezes sem conta a expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Pois bem, também no Facebook muita informação, muitos elementos e pouca qualidade são um cocktail explosivo no que toca a causar má impressão e descrédito da marca.

O seu público-alvo terá também dificuldade em reconhecer a sua marca caso não exista na sua fanpage uma sólida identidade visual.

Tenha em atenção a qualidade das imagens publicadas, se os posts seguem o padrão de cores da empresa, se o logótipo tem boa legibilidade, se a imagem de capa ou de perfil estão no tamanho correto.

O desempenho da sua empresa no Facebook está também ligado a fatores como estes que, para si, podem não passar de meros detalhes. Mas que afinal são determinantes para o seu sucesso na rede social.

2. Postar conteúdo não direcionado ao público-alvo

Antes de publicar os seus posts certifique-se primeiro que identificou corretamente o seu público-alvo. Só assim será mais fácil desenvolver os conteúdos certos para os seus seguidores. Muitas vezes as empresas estão a falar com o público certo, mas através de conteúdo errado.

3. Publicar conteúdo com erros de português (ou de outra língua)

Certamente que não quer que a sua página se torne alvo de chacota na Internet (o agora tão comum “meme” – termo usado para descrever um conceito de imagem e/ou vídeo relacionado com humor e que rapidamente se espalha pela Internet). Então é muito importante dar atenção aos erros na hora de escrever.

4. Não atualizar a Página

Numa rápida pesquisa pelo Facebook é muito comum encontrarmos páginas criadas (em particular de pequenas empresas) e abandonadas. Um erro muito comum e fatal ou não fosse o desempenho das páginas do Facebook fruto das visualizações e partilhas que estas têm.

Enquanto os seus seguidores não tiverem acesso a conteúdo novo e interessante, a página da sua empresa estará literalmente “às moscas”. Com o tempo os seguidores até acabarão por abandonar a página e o número de gostos da sua fanpage vai diminuindo.

A projeção numa rede social (seja ela qual for) não se ganha de um dia para o outro. Levará o seu tempo e dependerá do empenho e dedicação que lhe irá dispensar.

5. Não interagir com o público

O principal objetivo de uma rede social é a partilha, a interatividade e o relacionamento entre os seus utilizadores. Se a sua fanpage não seguir a regra de interagir com o seu público estará a perder credibilidade.

Dá trabalho? Certamente que sim. Mas é necessário responder a perguntas, a mensagens, a publicações e a reclamações.

Ignorar os seus seguidores é um erro crasso. Uma página de Facebook precisa de ser humana. Não interagir ou reconhecer o seu público, os seus clientes, fará com que fiquem desapontados e, quiçá, irritados.

6. Não responder a comentários negativos

Se a Internet é um meio aberto de comunicação, as pessoas irão falar bem ou mal daquilo que quiserem. É algo que não se pode controlar. E os comentários negativos podem surgir a qualquer momento.

A primeira vontade que dá é a de apagar o comentário. Mas isso só irá demonstrar falta de profissionalismo da sua parte e enfurecer quem postou o comentário.

Há que olhar para as críticas negativas de uma outra forma: responder com empatia e procurar entender o cliente da melhor forma, entendendo os motivos da sua insatisfação.

Importante também é diferenciar comentários negativos dos denominados “trolls” (na gíria da Internet, é uma pessoa cuja intenção é provocar emocionalmente os membros de uma comunidade através de mensagens controversas e irrelevantes) que apenas o fazem para aparecer e conseguir atenção. Nestes casos é deixar passar! Ou então usar ferramentas do próprio Facebook que podem ajudar nestes casos de comentários ofensivos.

7. Publicar apenas produtos e serviços

Outro erro bastante comum é utilizar o Facebook apenas para divulgar promoções, produtos e serviços.

Terá de ser inteligente, criativo e partilhar com os seus seguidores outras mensagens que não sejam apenas vendas.

E ter também poder de síntese: é certo que qualquer foto ou link precisa de uma contextualização, mas nem sempre há paciência para ler uma mensagem enorme!

8. Não ser autêntico

Da mesma forma que temos uma postura nos mais diversos meios de comunicação com os nossos clientes, também na sua fanpage deverá ser autêntico. Não assuma um comportamento extremamente diferente daquele que assume noutros locais ou no atendimento presencial. Seja autêntico com a própria imagem e os conceitos da sua empresa ou marca.

9. Abusar de conteúdos “engraçadinhos”

São muitas as marcas que apostam no bom humor nas suas estratégias para cativar seguidores.

De facto, produzir conteúdo engraçado e divertido é algo que realmente gera envolvimento com os seguidores. Mas só se for bem feito. O tipo de público-alvo e o timing são fundamentais para se acertar com uma piada.

Não force conteúdos engraçados se este não é o perfil da sua empresa ou se a piada não possui qualquer objetivo quer dentro da sua estratégia, quer no contexto do restante conteúdo publicado.

10. Misturar as áreas pessoal e profissional

Outro hábito muito comum. Uma coisa é o seu perfil pessoal e outra coisa é a sua fanpage. Mesmo que, inevitavelmente, estejam ligados deverá sempre diferenciar muito bem as coisas e, principalmente as publicações pessoais sobre temas sempre polémicos (política, religião, futebol…) ou episódios marcadamente da vida privada.

Procure sempre manter a neutralidade, evitar radicalismos e jamais assumir tons agressivos.

11. Mentir ou omitir

Seja no Facebook ou em qualquer outra rede social, o público espera sempre transparência. Assim, se for questionado responda. Se no momento não tiver a resposta, informe-se e procure a solução.

Acima de tudo, nunca prometa o que não pode cumprir. E caso cometa algum deslize, admita a falha e retrate-se o mais rápido possível. Na Internet o tempo voa e a velocidade com que a informação se dissemina pode ser catastrófica quando cometemos um erro!

12. Fazer spam

Outro erro é estar permanentemente a postar o mesmo conteúdo a toda a hora. Isto só irá tornar a sua Página chata e aborrecida fazendo-o, inclusive, perder seguidores com este procedimento.

Esta prática designada por “flood”, pode até levar o próprio Facebook a identificar a sua fanpage como spam, levando mesmo ao bloqueio da sua atividade por tempo indeterminado.

Reviu-se em alguns destes erros?! Então é tempo de modificar os seus hábitos e tornar a sua fanpage muito mais atrativa para fidelizar os atuais seguidores e conquistar ainda mais público.

 

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