Consegue imaginar a vida da sua empresa sem as redes sociais? Vantagens e desvantagens.

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Consegue imaginar a vida da sua empresa sem as redes sociais? Vantagens e desvantagens.

Consegue imaginar a vida da sua empresa sem as redes sociais? Vantagens e desvantagens.

É certo que ainda vamos encontrando alguns reticentes quanto à utilização das redes sociais para a promoção dos seus negócios. Mas são já muitos mais aqueles que simplesmente já não conseguem imaginar a sua vida empresarial sem o mundo virtual.

Hoje em dia, a popularidade das redes sociais é enorme e poucos, mas mesmo muito poucos, são os negócios que conseguem sobreviver sem a utilização desta realidade virtual. Até porque, seja orientado para as vendas, para o cliente ou para o produto, o papel do marketing nas redes sociais evidencia-se cada vez mais.

Mas, como tudo na vida, a utilização das redes sociais também tem vantagens e desvantagens. Ora vejamos algumas:

VANTAGENS

  • A comunicação instantânea que qualquer rede social proporciona entre a empresa e o seu público-alvo, ao apresentar-se como um importante canal de comunicação de simples e fácil acesso.
  • A comunicação aberta que coloca em pé de igualdade empresa e cliente. Isto é, não havendo uma estrutura rígida e hierarquizada, cada rede social, à sua maneira, possibilita a formação de relacionamentos horizontais entre os membros de uma mesma rede social e consequentemente, facilita a comunicação estabelecida entre si.
  • A capacidade de chegar ao maior número possível de seguidores, independentemente se estão perto ou longe geograficamente ou mais ou menos próximos em termos de proximidade social e/ou profissional.
  • A perceção mais realista da opinião que os clientes têm de uma empresa, marca, produto ou serviço. Nas redes sociais, as pessoas dão espontaneamente opiniões valiosas sobre os mais diversos assuntos. Comparativamente com as tradicionais pesquisas de mercado, nas quais os inquiridos são intencionalmente questionados e com um objetivo final, as redes sociais permitem às empresas o acesso às opiniões e necessidades expostas voluntariamente pelos seus públicos-alvo. Percebendo o que os clientes procuram, as empresas orientam as suas ações no sentido da satisfação dessas necessidades obtendo, como contrapartida, receita e lucro.
  • A divulgação do negócio à escala global. A revolução tecnológica gerada pela criação das redes sociais oferece às empresas um importante meio de divulgação dos seus produtos e serviços, tornando-se simultaneamente numa poderosa ferramenta de marketing.

 

DESVANTAGENS

  • Nas redes sociais a informação circula a rápida velocidade. Se por um lado é uma vantagem, por outro lado, o simples facto de a informação permanecer disponível 24 horas por dia na Internet e atravessar instantaneamente longas distâncias torna as empresas mais vulneráveis e expostas, pelo que lhes é exigido um maior cuidado na utilização das redes sociais. A ausência de monitorização e controlo das informações veiculadas pode trazer inconvenientes desastrosos às empresas. A imagem de uma organização poder-se-á desmoronar ao mesmo ritmo que se desenrola a comunicação no ambiente virtual.
  • A divulgação de informações negativas a respeito da empresa na rede social pode causar consequências (por vezes irreparáveis) à imagem empresarial. Razão mais do que suficiente para as empresas estarem constantemente a manter atualizados os seus perfis sociais, bem como permanecerem atentas aos dados divulgados acerca dos seus produtos e serviços que circulam na rede. Isto exige uma constante atualização, controlo e monitorização de informações, implicando a necessidade de dedicação de um responsável ou mesmo de uma equipa (de acordo com a dimensão da empresa e alcance global) para a realização destas atividades.
  • A ténue linha que separa o que é e o que não é invasão da privacidade dos seus seguidores. A maioria dos utilizadores das redes sociais utiliza o ambiente virtual por razões de sociabilização. Um exemplo: inicialmente podem não estar interessados em efetuar uma compra, mas apenas conhecer a opinião de outros cibernautas acerca de um produto ou serviço. Cabe assim às empresas perceber a sua forma de atuação na rede e contribuir de forma adequada, sem invadir o espaço pessoal dos seus membros que aceitaram consigo estabelecer um convívio virtual. A utilização do bom senso é muito importante para prevenir complicações associadas a problemas de segurança e privacidade, assim como a formação e a definição de políticas de utilização das redes sociais.
  • Os riscos quanto à legitimidade da empresa, tendo em vista a facilidade com a qual um membro de qualquer rede pode criar um falso perfil utilizando denominações comerciais legítimas. Ou seja, um utilizador pode comunicar utilizando o nome de uma empresa e divulgar informações que não correspondem à realidade, com graves prejuízos para a imagem da empresa, gerando um impacto negativo para o seu negócio.

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