As 7 Vantagens do Marketing Digital
1. Alcance Global
Num mundo virtual ao qual praticamente já ninguém consegue escapar, qualquer empresa pode ter um alcance global, uma vez que já que não existem distâncias a serem percorridas, nem limites geográficos.
2. Interatividade e Acompanhamento da Evolução do Consumidor
Como a comunicação deixou de ser unilateral, as empresas deparam-se com diversas e aprofundadas possibilidades de interagirem com os seus públicos. As reações destes geram importantes informações (comportamentais, geográficas, etc.) que auxiliam as empresas a percebê-los melhor e a desenvolver ações cada vez mais eficientes.
3. Componente Social
Mais do que tudo, hoje importa dialogar. Através das redes sociais ou de um blogue criam-se comunidades de fãs que não são mais do que verdadeiros embaixadores de uma marca.
4. Métricas
Na Internet quase tudo é mensurável: quantidade de visitas, performance das campanhas, quantidade de cliques em anúncios, etc.
Esta quantidade de dados gerada é de extrema importância para o desenvolvimento de ações ou campanhas de marketing cada vez mais eficientes.
5. Tempo Real
Como na Internet tudo pode ser mensurado em tempo real, no caso do acompanhamento de uma campanha, é possível evitar desperdício de dinheiro, cancelando ações ou realizando ajustes.
Por exemplo, enquanto um anúncio num jornal não pode ser mudado depois de impresso, um texto numa campanha de AdWords pode, por exemplo, ser ajustada automaticamente várias vezes num só dia.
6. Segmentação
Sendo possível recolher uma enorme quantidade de dados sobre as pessoas que navegam na Internet, as empresas podem, assim, realizar investimentos de marketing muito focados e direcionados para o seu público-alvo. E, desta forma, a eficiência das campanhas realizadas aumenta consideravelmente.
7. Relação Custo-Benefício
Dependendo dos objetivos da empresa, o investimento online pode alcançar muito mais, com menos custos, do que campanhas na imprensa, na TV, na rádio ou mesmo em outdoors. Através do online, podemos otimizar em tempo real e tomar decisões baseadas em estatísticas que nos vão sem dúvida ajudar a poupar.