As 12 características fundamentais para se ser empreendedor!

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As 12 características fundamentais para se ser empreendedor!

As 12 características fundamentais para se ser empreendedor!

Dominar técnicas de gestão, de marketing, de vendas, de comunicação e tantas outras é, de facto, importante para a criação de qualquer negócio. Mas ser-se empreendedor é muito mais do que isso. É preciso aprimorar certas características de comportamento empreendedor para se tornar um líder no mundo dos negócios.

Para se ser empreendedor não basta ter uma boa ideia! Também é preciso ter em conta as seguintes características:

  1. Espírito de iniciativa e constante procura de oportunidades

Certo é que seja qual for a atividade, é importante ter iniciativa e uma permanente procura de oportunidades de negócios. É desta forma que o empreendedor desenvolve a capacidade de antecipar acontecimentos e de criar oportunidades de negócio com novos produtos ou serviços.

  1. Estabelecimento de metas

O empreendedor deve saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, seja a curto, médio ou longo prazo, e com data pré-definida. Procedendo desta forma, o empreendedor persegue objetivos desafiantes e importantes para si mesmo, tem clara visão de longo prazo e cria objetivos mensuráveis, com indicadores de resultado.

  1. Coragem para correr riscos (calculados)

De facto, para se ser empreendedor é importante ter coragem, seja qual for o projeto que se queira desenvolver. Arriscar faz parte do ato de empreender. Atenção: correr riscos não significa correr perigos.

O empreendedor assume desafios e responde por eles. O comportamento que se pede é o de procurar e avaliar alternativas para tomar decisões, procurar reduzir as hipóteses de erro e aceitar desafios moderados, com boas possibilidades de sucesso.

  1. Capacidade de planeamento e monitorização

Um empreendedor enfrenta grandes desafios, age por etapas, adequa rapidamente os seus planos às mudanças e variáveis do mercado e acompanha os indicadores financeiros, tendo todos estes fatores em consideração no momento de tomada de decisão.

Ou seja, um empreendedor deve ter capacidade de planeamento, respondendo muito simplesmente a três questões: ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer. Não esquecendo que para ter e alcançar os objetivos definidos é preciso monitorizar, corrigir e rever o que está a realizar.

  1. Eficiência e qualidade

É errado pensar-se que empresas pequenas, pelo facto de apresentarem menos recursos na sua fase inicial, terão o seu aproveitamento prejudicado. O que deve, isso sim, é garantir que esses recursos sejam bem aproveitados.

O empreendedor deve estar disposto a fazer sempre mais e melhor. A sua característica principal deverá ser a de melhorar continuamente o seu negócio, os seus produtos ou serviços, satisfazer e exceder as expetativas dos clientes e criar procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade.

  1. Liderança

“O empreendedor deve ser o líder na sua própria empresa”. Esta é uma expressão que deve ser bem guardada na sua memória. Um bom empreendedor é aquele que ouve os problemas de uma empresa, procura soluções e sabe estimular e motivar permanentemente a sua equipa.

  1. Saber aprender continuamente

Por todo o lado existe uma quantidade infinita de informação. Saber onde encontrar o conhecimento e conseguir absorvê-lo é vital para qualquer empreendedor que não queira ser ultrapassado.

A constante procura de conhecimento envolve a atualização constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio. Ao longo desta caminhada de aprendizagem contínua, o empreendedor envolve-se pessoalmente na avaliação do seu mercado, investiga sempre para oferecer novos produtos e serviços e procurando a orientação de especialistas para decidir.

  1. Expressar as suas ideias de forma clara e objetiva

No contacto com clientes, colaboradores e parceiros é fundamental manter uma adequada comunicação verbal e escrita. Caso contrário surgirão problemas. Ter também vontade de trabalhar muito e ter em mente que irá passar por momentos em que fará trabalhos extremamente chatos, porém necessários. Caso não tenha condições de se esforçar muito para realizar as tarefas do quotidiano será muito mais difícil ser bem sucedido como empreendedor.

  1. Perseverança e persistência

O empreendedor não desiste diante de obstáculos, reavalia e insiste ou muda os seus planos para superar objetivos e esforça-se além da média para atingir os seus objetivos.

Muitos serão os momentos difíceis que irão requerer muita criatividade, controlo emocional e frieza para encontrar soluções para resolver problemas e evitar que estes voltem a surgir. Ficar parado não é opção sequer. Ser-se empreendedor pode parecer uma caminhada extremamente árdua e cheia de obstáculos, mas se procura o sucesso precisará de ser incansável.

Desistir com facilidade não faz parte do dia-a-dia de nenhum empreendedor de sucesso. Não acertou à primeira? Saiba que errar ajuda a seguir em frente. Errar faz parte do sucesso. Um empreendedor que tem perseverança para continuar destaca-se no mercado.

  1. Independência e autoconfiança

Acreditar e confiar nas suas próprias opiniões e transmitir essa confiança para a sua equipa são comportamentos essenciais para quem procura o sucesso no mundo do empreendedorismo.

Discutir os dilemas com alguém em quem confia é uma maneira de trabalhar a autoconfiança. O mentor pode ser desde o investidor a um profissional experiente no mercado.

  1. Comprometimento

Ser um bom empreendedor também envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e dedicação aos clientes. A atitude empreendedora aparece quando o empreendedor traz para si mesmo as responsabilidades sobre o sucesso e o fracasso, atuando em conjunto com a sua equipa para atingir os resultados e colocando o relacionamento com os clientes acima das suas necessidades de curto prazo.

  1. Persuasão e rede de contactos

O comportamento empreendedor também engloba o uso de estratégia para influenciar pessoas e relacionar-se com pessoas chave que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio. Desta forma, o empreendedor cria estratégias para conseguir apoio para os seus projetos, obtém apoio de pessoas chave para os seus objetivos, desenvolve redes de contactos e constrói bons relacionamentos comerciais.

Para ajudar os empreendedores a encontrarem e desenvolverem estas características, bem como na prestação de serviços fundamentais para a criação de novos negócios, a Fortis Consulting dispõe de um serviço de apoio ao Empreendedorismo.

 

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