Publicações

Publicações

A FORTIS CONSULTING tem vindo a colaborar com diversas entidades na realização de vários estudos destinados às PME, dos quais vamos dando aqui destaque.

Num mundo globalizado e aberto à concorrência internacional e num país (e numa região, em particular) que sentiu os efeitos de uma crise recente, é normal ter empresas que sentem uma pressão muito forte para procurar novos mercados. As empresas são mais reativas, sustentam menos as suas decisões e seguem tendências que podem ser válidas para uns sectores, mas que não o serão para outros.

Deste modo, o Estudo assenta numa grande questão: para que mercados devem apontar baterias? A resposta implica a conjugação de dados internos com dados externos. E esse é um dos trabalhos que este Estudo pretende incluir, focado em 3 domínios principais: Cultura, criação e moda; Sistemas Agroambientais e Alimentação; Capital simbólico, tecnologias e turismo.

Download

 

Destinado às PME, este manual inclui ferramentas para apoiar as empresas em várias vertentes:

  • Aprofundar o seu diagnóstico interno e compará-lo com as características do setor/região;
  • Sistematizar a informação recolhida sobre mercados com interesse específico para o seu caso;
  • Definir objetivos (globais e mercado a mercado);
  • Sistematizar os principais pontos da sua estratégia de internacionalização;
  • Definir orçamentos e planos de controlo e contingência.

 

Download

 

Este manual de normas e boas práticas do exportador pretende complementar o Plano de Marketing Internacional criado no decorrer do projeto, possuindo um foco específico na implementação da estratégia aí definida, bem como pretendendo guiar as empresas no seu plano de ação, de modo a evitar erros, minimizar riscos e acautelar custos não previstos.

 

Download