Fazer marketing não é apenas ter uma página no Facebook ou inserir publicidade nos media e julgar que os clientes começarão a surgir. Conseguir ter uma estratégia de marketing eficiente é muito mais do que isso.
As ferramentas de marketing que existem são muitas, umas mais conhecidas do que outras, umas mais adequadas a certo tipo de negócio do que outras. Por isso, deixamos aqui a base central que deverá ter em atenção na hora de definir a sua estratégia de marketing e avançar com as ferramentas certas.
- Defina a sua estratégia
Para além da definição de prioridades, como público-alvo, objetivo e orçamento, as empresas têm de obrigatoriamente concretizar o benefício central que o cliente irá obter com a compra do seu produto ou serviço.
No caso de ser uma empresa de serviços, crie um nome para o seu serviço, no qual fique patente o benefício claro. Pode ainda definir a paleta de cores e o logótipo, tal como faria com um produto.
- Seja criativo e inovador.
No relacionamento que vai ter com os seus clientes procure ser relevante, utilizando imagens e formatos de comunicação inovadores.
- Crie boas experiências de compra.
O espaço (físico ou virtual) onde os produtos ou serviços são vendidos influencia a experiência do consumidor durante e após a compra.
O cliente julga a sua experiência de compra não somente pela qualidade técnica, mas também funcional. Seja eficiente, mas crie conexão com o cliente.
- Dê importância dos valores da empresa.
Qualquer produto ou serviço tem de ser o reflexo da sua marca. Por isso, tenha sempre presentes os valores e a cultura da sua empresa.
- Crie pacotes de serviços
Tal como qualquer empresa de venda de produtos, se o seu caso é venda de serviços, em vez de criar uma extensa lista de oferta de serviços, procure criar pacotes para facilitar o processo de compra.
- Observe a concorrência
Procure saber o que os seus concorrentes estão a fazer, bem como ouça o seu cliente e identifique padrões de compra para agrupar os seus produtos ou serviços em categorias que façam sentido para seu público-alvo.
- Implemente uma estratégia de marketing digital
Consolidar a presença da sua marca na internet é o primeiro passo para torná-la conhecida pelo público. O primeiro passo para fazer marketing digital é ter alguma presença digital, ou seja, um website do seu negócio.
Criado o website precisará divulgá-lo. As redes sociais são uma excelente opção, complementada por uma estratégia de SEO e publicidade online.
- Não descure as redes sociais
Nos dias de hoje, milhares de consumidores utilizam as redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, Twitter…) para compartilhar suas experiências de consumo. Daí que este seja um importante meio para descobrir os produtos e serviços que eles mais desejam, divulgar sua marca gratuitamente e melhorar a relação com os clientes.
Não se esqueça que para destacar os seus serviços necessitará de bastante empenho e criatividade para conseguir construir uma relevante rede de seguidores.
- Aposte no e-mail marketing
Quando bem estruturado, o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação. Entre outras estratégias, crie uma maior proximidade com os seus clientes ao inserir no e-mail um link que direciona para o seu website.
- Monitorize e otimize
Ao longo da implementação da sua estratégia de marketing de serviços vá acompanhando a satisfação dos clientes e introduzindo as melhorias necessárias para oferecer uma experiência superior.
Qualquer dúvida ou esclarecimento, na FORTIS Consulting estamos sempre disponíveis para ajudar.
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