Sofre de stresse pós-férias? Dicas para um bom regresso ao trabalho.
Depois de longos meses de trabalho, a cumprir horários, obrigações, horas perdidas no trânsito e correrias diárias, finalmente chega o verão e a hora de umas merecidas férias.
Até aqui tudo bem. No entanto, as férias parecem ser sempre curtas demais para se conseguir descansar, passar mais tempo com a família e os amigos e recarregar as baterias.
De facto, após as tão desejadas e merecidas férias, é frequente algumas pessoas sentirem algumas dificuldades em recuperar o ritmo de trabalho.
Aliás, com o aproximar do fim das férias e do recomeço do trabalho, regressa o stresse com o reajustar de horários e a entrada novamente na rotina. Para quem já está nesta fase, certamente que se torna complicado gerir pelo menos a primeira semana após o regresso das férias.
Voltar ao trabalho custa sempre, é certo! Por isso, deixamos-lhe algumas dicas para que possa encarar esse regresso com mais ânimo e energia!
#01 Organize-se antes de começar
Se já entrou na última semana de férias, e as está a passar fora de casa, evite regressar apenas no dia anterior a retomar o trabalho. Isto para que a mudança não seja tão violenta.
Reserve um a dois dias antes das férias terminarem para organizar a casa (roupas, materiais e tudo o que for necessário para estar tudo orientado e que permita uma transição mais suave no dia em que começar a trabalhar). Desta forma evitará correrias no próprio dia e iniciará o novo ano laboral da forma mais serena.
#02 Procure recuperar “sonos perdidos”
Em tempo de férias as rotinas de sono alteram-se consideravelmente e essa será uma das coisas que mais irá custar recuperar quando regressar ao trabalho. Assim, procure acertar os sonos uns dias antes de regressar ao trabalho, ou seja deitar-se e levantar-se mais cedo.
#03 Voltar a estabelecer rotinas
Como se costuma dizer “devagar se vai ao longe”. E o regresso à rotina diária é exatamente a mesma coisa. No regresso à labuta, tente voltar progressivamente à vida normal evitando grandes esforços logo nos primeiros dias ou levar trabalho para casa. Retomar horários exige adaptação. Por isso, é tão importante a preparação uns dias antes do regresso, como referimos nos pontos anteriores.
#04 Evite saudosismos
Sim, as férias foram ótimas, mas o retorno ao trabalho é uma outra etapa. Porque não pensar em gerir melhor os seus fins de semana ou dias de descanso com aquilo que mais gosta de fazer para compensar o esforço no trabalho? Uma “escapadela” de fim de semana algumas semanas depois do regresso ao trabalho pode fazer milagres!
#05 Evite retomar o trabalho a uma segunda-feira
Deste modo evitará a “perceção” de que tem uma semana longa pela frente (contará menos dias até ao fim de semana), encarando o trabalho de uma forma mais positiva.
#06 Trace objetivos
Em vez de aguardar pelo dia 1 de janeiro para iniciar uma lista de coisas (e que acaba sempre por adiar e não cumprir), porque não fazê-lo antecipadamente e em simultâneo com o regresso ao trabalho? Procure incluir atividades de que goste e que o entusiasmem na sua agenda semanal. Seja inscrever-se no ginásio, iniciar uma formação há muito desejada, alterar algumas coisas no escritório, etc., irão contribuir para ficar mais animado. Ou seja, traçará objetivos de coisas que lhe são positivas e o voltar a trabalhar apresentar-se-á mais agradável.
#07 Faça uso da energia ganha nas férias
Geralmente, quando regressamos de férias vimos com energia redobrada e que podemos canalizar para novos desafios e dar asas à criatividade. Podemos, por exemplo, focar essa energia na proposta de novas ideias para a empresa, para o lançamento de novos projetos…
#08 Planeie o seu primeiro dia de trabalho
Se planear o seu primeiro dia de trabalho de forma a realizar algo importante ou que lhe dê alegria, prazer, a transição será muito mais fácil. Sentir-se-á útil e feliz.
#09 Como iniciar o primeiro dia de trabalho
No primeiro dia de trabalho prepare-se com antecedência. Levante-se um pouco mais cedo, tenha pensamentos positivos, coma algo que goste muito ao pequeno-almoço e concentre-se nas coisas boas que o seu trabalho lhe proporciona.
#10 Agende as próximas férias
Parece-lhe estranho? Pois bem, parece estar mais do que provado que quando regressa de férias, se tiver as próximas marcadas, tudo parece mais simples e faz com que não custe tanto regressar ao trabalho.
Em alternativa, marque no seu calendário períodos em que poderá fazer pequenas pausas e programe o que irá fazer nesses períodos. É uma forma simples de antecipar mentalmente esses momentos, contribuindo para sentimentos de “alegria antecipada”!
Agora que leu as nossas dicas e vai iniciar o seu primeiro dia de trabalho pós-férias, olhe-se ao espelho antes de sair de casa e diga para si mesmo: “hoje vai ser um dia espetacular!”. Respire fundo, expire, sacuda os braços e liberte as energias positivas.
Bom regresso ao trabalho! 😉