Os 5 mandamentos do marketing de conteúdo
Que a comunicação é um fator decisivo para a imagem de qualquer empresa no mercado, já todos sabemos. Que a implementação de uma consistente estratégia de comunicação é determinante para a fidelização e conquista de novos clientes também estamos, certamente, todos de acordo.
De facto, todos os dias somos bombardeados por uma infinidade de informações. Pelo que as empresas são, cada vez mais, chamadas a inovar no momento de comunicar com o consumidor, sob pena de serem ultrapassadas pela concorrência.
É neste contexto que o Marketing de Conteúdo (ou inbound marketing) surge como a ferramenta mais adequada para fazer chegar a mensagem certa, ao público certo, no momento certo e, assim, criar oportunidades de venda.
Nos dias de hoje, não chega apenas mostrar ou simplesmente publicitar o produto ou serviço. Mais do que isso, a empresa tem obrigatoriamente de agir com os clientes, oferecendo-lhe informações diferenciadas que chamem a sua atenção.
O Marketing de Conteúdo surge, assim, como uma abordagem estratégica que procura criar e publicar assuntos relevantes e consistentes, como forma de atrair, fidelizar e consolidar o relacionamento com os seus clientes. A empresa ganha confiança e reconhecimento do seu público-alvo, contribuindo simultaneamente para o aumento do seu destaque num mercado altamente competitivo.
Investir em Marketing de Conteúdo é, sem dúvida, uma forma de as empresas ganharem credibilidade junto dos seus consumidores. Para tal basta seguir os seguintes cinco mandamentos:
- Aumente a perceção do seu negócio ou marca. A publicação frequente de novos e interessantes conteúdos abre muitas oportunidades junto dos consumidores. Uma vez que a sua marca vai-se tornando familiar e ganha pontos na hora da decisão de compra.
- Seja identificado como um especialista de confiança no seu setor. Um exemplo: numa cidade onde existam 20 eletricistas, mas apenas um fornece no seu website informações úteis sobre como poupar energia, precaver problemas no sistema elétrico de casa ou outros conselhos úteis, este será certamente o que mais se destacará. Deste modo, estará a demonstrar experiência, ganhando reputação e confiança junto do seu público-alvo.
- Encoraje o seu cliente a comprar. Hoje em dia, e mais do que nunca, o consumidor quer estar informado antes de comprar, realizando pesquisas ou fazendo perguntas junto de outros consumidores. A produção de conteúdo orienta o consumidor levando-o a comprar.
- Atraia mais tráfego para o seu website. Ao criar um fluxo constante de novas informações, publicadas nos mais diversos canais (seja os social media, seja os media tradicionais) está a abrir caminho para direcionar o tráfego para o seu website. Se o seu conteúdo for interessante e relevante, estará a criar motivos para as pessoas clicarem, abrindo-se mais oportunidades de venda.
- Mantenha o seu website, blogue ou redes sociais atualizadas. Como já referimos, a maioria dos consumidores procura a Internet para encontrar informação antes de tomar sua decisão de compra. Assim, um website obsoleto é menos interessante e menos profissional do que um com conteúdo que se atualiza regularmente.
O Marketing de Conteúdo é, de facto, uma ferramenta poderosíssima, desde que bem utilizada. Para tal é necessário dedicar parte do nosso tempo para criar conteúdos de qualidade que se possam rapidamente tornar virais e valorizar a imagem da empresa.
Daí que a melhor opção seja a de contratar profissionais que o ajudarão a apresentar e divulgar os seus produtos e serviços de uma forma completa, consistente e o menos invasiva possível, permitindo estreitar o relacionamento entre a empresa/marca e os seus clientes. Tornando o seu negócio mais atrativo!
Na Fortis Consulting estamos preparados para o aconselhar e propor a estratégia de Marketing de Conteúdo (ou inbound marketing) mais adequada ao seu negócio e aos objetivos que pretende alcançar.