Já usou alguma “hashtag” hoje?
Tudo começou no Twitter, mas foram os utilizadores do Facebook que revolucionaram para sempre o uso das hashtags e as fizeram disseminar por praticamente tudo o que é rede social.
Certamente que todos nós, utilizadores de redes sociais, já usamos pelo menos uma vez uma hashtag em algum dos nossos posts. Ou então, já reparamos no símbolo # (cerquilha, antífen ou cardinal, como lhe queiramos chamar) a saltar à vista nos conteúdos publicados pelos nossos amigos.
Mas, afinal, para que servem as hashtags? Será que as estamos a usar bem ou mal? Estamos a retirar delas os benefícios para que foram criadas? Pois bem, é isso que vamos descobrir já de seguida.
O que são hashtags?
Não são mais do que palavras-chave que as pessoas utilizam para marcar o tema dos conteúdos que partilham nas redes sociais.
Assim, cada hashtag criada transforma-se automaticamente num hiperlink, direcionando a pesquisa para todos os internautas que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica.
No fundo, esta acaba por ser uma ferramenta muito prática para agrupar diversos conteúdos sobre um determinado tema, facilitando a pesquisa posterior sobre o tópico desejado. Ou seja, conseguimos encontrar pessoas que falam sobre o mesmo assunto e sabemos o que cada uma delas publicou naquela rede social em específico.
As hashtags também podem ajudar a promover empresas (marcas, produtos ou serviços)?
Claro que sim! Desde que “usadas com conta, peso e medida”.
Só o facto de usar hashtags faz com que as suas mensagens sejam visíveis para qualquer um que compartilhe o seu interesse. Ora, isso vai fazer com que os seus posts não se limitem aos seus seguidores, mas que fiquem acessíveis a todos os interessados no mesmo tema evidenciado pela hashtag. Irá assim ampliar o alcance das suas mensagens para potenciais seguidores, fãs ou clientes.
Como criar hashtags?
Criar uma hashtag é muito simples: basta juntar um # e uma palavra-chave relevante, representativa do conteúdo que está a publicar. Por exemplo, está a escrever sobre calçado. Nada mais simples: #sapatos #moda #sapatosnovos #calçado.
As hashtags são todas iguais?
Obviamente que no formato são todas iguais( # + palavra-chave), mas variam de acordo com o conteúdo e o uso que pretendemos delas. As hashtags podem ser divididas em três tipos:
- Hashtags de conteúdo – aquelas que se relacionam diretamente com a sua marca, produto ou serviço.
- Trending hashtags – aquelas que estão na moda e, por isso mesmo, muito usadas e vulgarizadas.
- Hashtags originais – aquelas que se demarcam de outras mais usadas, possibilitando, por exemplo, a diferenciação da sua marca no meio de inúmeras campanhas de marketing concorrentes.
Conselhos básicos para a utilização de hashtags:
1º Não coloque todo o conteúdo numa só hashtag. Claro que pode escrever mais do que uma palavra numa só hashtag, mas não exagere. Os seus seguidores não irão achar muita piada a algo como #oquepensamdosnovossapatosqueacabamosdecolocarnaslojas.
2º Não escreva uma hashtag para cada palavra. E porquê? Para além de visualmente não ficar muito atrativo, estará a adicionar o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa em nada relacionados com o que pretende divulgar. Os seus seguidores acabam por ficar confusos e perdem o sentido do conteúdo central. Portanto, isto não faz sentido: #o #que #pensam #dos #novos #sapatos #que #acabamos #de #colocar #nas #lojas.
3º Utilize uma hashtag própria para promover o seu negócio. Se o que se pretende é promover um negócio (pode ser também evento, conferência, workshop, concurso…), não vamos usar hashtags de qualquer forma ou só porque estão na moda.
4º Opte por hashtags relacionadas com o tema do post. Contrariamente ao que se possa pensar, usar uma hashtag apenas porque está a ser altamente pesquisada, mas que nada tem a ver com o assunto do seu post será muito pouco eficaz. Claro que acaba por chamar a atenção dos utilizadores daquela rede social, mas estes ficarão irritados quando verificarem que estão a perder tempo indo até ao seu post. Também há quem chame de spam a este tipo de estratégia, com todas as consequências negativas que sabemos que acarreta.
5º Certifique que a hashtag não tem erros ortográficos ou de digitação. Com a pressa ou preguiça de revermos os conteúdos que vamos postar, lá deixamos ir uma hashtag mal escrita: #saptos em vez de #sapatos. A probabilidade de alguém cometer o mesmo erro na pesquisa é muito reduzida e lá se vai toda a eficácia da nossa hashtag.
6º Pesquise muito bem cada uma das hashtags que pretende utilizar. As pessoas comportam-se de formas diferentes em cada rede social, pelo que quanto melhor conhecer este comportamento e como utilizam as hashtags, mais interação será possível alcançar.
Como funcionam as hashtags nas principais redes socais?
Twitter:
– Tweets com hashtags alcançam mais interação do que se não as tiverem;
–Tweets com 1 ou 2 hashtags oferecem 21% mais de possibilidades de interação do que tweets com 3 ou mais hashtags;
– Tweets com mais do que 2 hashtags diminuem a interação em cerca de 17%.
– Se não consegue mesmo resistir, nunca exceda as 5 hashtags.
Instagram:
– Em oposição ao Twitter, posts com mais de 11 hashtags conseguem mais interações. Amantes das hashtags desfrutem delas à vontade, mas sempre com critério!
Facebook:
– Posts do Facebook sem hashtags obtêm maior performance do que os que as têm. O melhor é não aborrecer os seus seguidores.
– Se for realmente importante para o seu conteúdo, nunca ultrapasse as 4 hashtags por post.
Pinterest:
– Quando procuramos por uma hashtag no Pinterest, os resultados da pesquisa vão incluir todos os tipos de palavras e frases a partir da hashtag;
– Como as hashtags no Pinterest são clicáveis apenas na descrição Pin, o ideal passa por usar as hashtags (2 a 3) para marcar as imagens em categorias. Assim, as fotos serão filtradas de acordo com a hashtag usada.
Google +:
– Esta rede social adiciona hashtags automaticamente ao seu post de acordo com o seu conteúdo, embora possamos editá-las ou adicionar outras;
– Mesmo não havendo uma regra quanto ao número de hashtags a usar, há quem defenda que o ideal serão 2 a 4 no final do post.
Youtube:
– Pode utilizar hashtags em títulos ou descrições de vídeos para garantir que os visitantes encontram o seu vídeo quando pesquisarem por uma hashtag específica.
LinkedIn:
– Também é possível usar hashtags no LinkedIn em linha com o tom da plataforma. Para usar as hashtags da forma pretendida, têm de ser usadas em conteúdo publicado. Seja ele em publicações (curtas ou longas) ou em comentários. Desta forma, o conteúdo estará sempre organizado e é possível entranhar diferentes tópicos de interesse.
Em jeito de conclusão, não esqueça que uma boa hashtag deverá ser memorável, única e relevante para o seu post.