“Como vender pela Internet” e “Como dinamizar o negócio através das redes sociais?” foram as temáticas que serviram de base ao ciclo de workshops que a FORTIS Consulting promoveu, em parceria com a Associação Comercial de Braga, nos concelhos de Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Amares, Vila Verde e Terras de Bouro.

Em cada uma das sessões, a FORTIS Consulting procurou transmitir aos participantes não só dicas e conselhos, mas também as melhores estratégias para a promoção e divulgação dos seus negócios através da Internet.

Em jeito de resumo, neste e no próximo post, iremos focar alguns dos principais aspetos abordados ao longo destas seis sessões.

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Com crise ou sem crise, quem é que não quer aumentar as vendas?!

O avanço da tecnologia fez com que o perfil dos consumidores mudasse completamente e, hoje, a maior parte das vendas acontece no ambiente virtual.

A Internet apresenta-se, assim, como o caminho mais rápido para aumentar as vendas de uma loja. Seja esta somente online ou offline.

E uma loja virtual não é muito diferente de uma loja física, de rua. A grande vantagem é que ela está instalada na maior avenida do mundo – a Internet.

Até a venda acontecer, de nada adianta o resto. Pode ter o melhor design do mundo, o melhor texto do mundo, as cores perfeitas, mas se o seu produto não converter na página de venda, tudo o resto não adiantou nada.

A empresa que não estiver com uma estrutura de marketing digital voltada para o cliente e ter como objetivo o contacto entre o internauta e a equipa de vendas está voltada ao fracasso!

Para vender pela Internet não precisa de ter profundos conhecimentos em informática, nem mesmo dominar o segredo das redes sociais e muito menos ser um especialista em eCommerce. Para isso já existem profissionais no mercado!

Para vender pela Internet o mais importante é DEDICAÇÃO. Não falamos de tecnologia, mas da dedicação ao negócio online.

Pare e pense!

Em 1º lugar, antes de avançar com qualquer negócio online, mude a forma como encara a Internet e as redes sociais.

Hoje, um dos principais fatores é a “encontrabilidade” da sua empresa:

→ Está bem localizada no índice de resultados do Google?

→ E os seus produtos/serviços? Os seus clientes encontram-nos facilmente?

→ Sem uma vantagem EXTREMAMENTE clara para o cliente comprar na sua loja virtual, ele simplesmente, não vai comprar.

→ O seu website/loja/blogue… está bem estruturado? Isto é: é fácil encontrar o seu nº de telefone? O formulário de email (ou de subscrição de newsletter) funciona corretamente? Os produtos/serviços estão bem explicados? Existem fotos e vídeos a respeito dos produtos?…

Sem esquecer a ligação e a interação com as redes sociais!

Então, como fazer tudo isto da melhor maneira e com o melhor retorno? Considere estes cinco aspetos de uma boa tática de plano e execução de um negócio digital:

 Tempo

 Conhecimento

 Investimento

 Comunicação

 Motivação

Dicas & conselhos

  • Conheça o seu produto e o mercado

“Encontre produtos para os seus clientes, e não clientes para os seus produtos.” – Seth Godin → “As pessoas compram por razões lógicas.” – é verdade? Não! As pessoas compram baseando-se em emoções (crenças, desejos e sentimentos). Depois utilizam a lógica para justificar a sua decisão que já tinha sido tomada.

→ Analise a sua concorrência (Tem loja física? Há quanto tempo está no mercado? Tem website? Quais as funcionalidades? É rápido? É seguro? Redes sociais em que está? Qual o número de seguidores?…)

→ Analise os seus produtos (Descrição técnica? Descrição funcional, quantas palavras? Quantas Fotos? Vídeo? Preço? Prazos de entrega? Condição de pagamento?…)

→ Analise os seus clientes (São fiéis? São leais à marca? Sempre irão comprar a si?…)

  • Experiência de entrega

Qual é a parte mais importante da experiência de compra do seu cliente? O recebimento do produto!

Então, é importante também pensar e avaliar como será feito o envio do seu produto. Vale a pena preocupar-se com o prazo de envio do pedido, embalagem, avisos via email durante o processo de envio do produto. Uma dica muito interessante é pensar numa estratégia de “recompra”, enviando um desconto para futuras compras.

  • Canais de venda

Em que canais online vai estar presente com o seu negócio: lojas virtual, redes sociais, marketplaces, blogues?

  • Ferramentas de venda

E que ferramentas vai utilizar: App, Landing page, Otimização (SEO….), Campanhas eMarketing (Google AdSense), Campanhas de eMailing, Marketing de Afiliados Campanhas mobile?…

  • Um website que é a extensão da empresa

→ Precisa de ser informativo, que propague “o que é” a sua empresa e os seus produtos/serviços.

→ Não chega colocar a visão e a missão. Insira informações (leia-se CONTEÚDO de qualidade) que possibilite a atração de visitantes, geração de leads, aumento de audiência, diferenciação no mercado, aumento das vendas, fidelização de clientes, etc.

→ Insira os telefones da sua empresa ao longo da página e um formulário de contacto no rodapé, facilitando a análise do seu cliente e, principalmente, a decisão de entrar em contacto ou não!

→ Escolhida a plataforma de Loja Virtual, monte as páginas dos seus produtos de forma muito clara e objetiva. Lembre-se que terá apenas alguns segundos para conquistar a atenção do seu cliente.

→ Tenha boas fotos dos produtos e respetivas descrições.

→ Disponibilize canais de comunicação com os seus clientes (telefone, email, chat, etc.) e responda rápido.

  • Aposte numa boa comunicação com o cliente – use o email
  • Atualize constantemente o website
  • Mensure tudo
  • Não sobrecarregue o consumidor

Na FORTIS Consulting reunimos uma equipa multidisciplinar nas áreas do Marketing, Comunicação, Design e Web capaz de responder aos atuais desafios do mercado.

Criamos cada solução estratégica de forma exclusiva, à medida e adaptada às necessidades específicas de cada cliente.

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