Conheça as 7 razões por que deve criar um blogue para a sua empresa
Criar um blogue para a sua empresa é muito mais importante do que imagina. Não é apenas uma “coisa” que está na moda e é “giro” ter-se um. Um blogue corporativo pode ser uma importante ferramenta na estratégia digital de qualquer empresa.
Entre muitas vantagens, ajuda a consolidar a marca e a ampliar o seu alcance no mercado.
- Permite ganhar posições nos resultados dos motores de busca – ferramentas de busca como o Google reconhecem e valorizam as páginas com atualizações de conteúdo constantes. E, acima de tudo, com conteúdo original. Daí que este seja mesmo considerado como “combustível” para as estratégias de SEO (search engine optimization).
- Permite realizar um investimento duradouro a baixo custo – para além de se poder criar um blogue em plataformas gratuitas (embora estas tenham algumas limitações técnicas), os posts não precisam de ser publicados com muita frequência. Embora, quanto mais se publicar, mais atenção de potenciais clientes se irá conseguir.
- Permite poupar em publicidade, com excelentes resultados – por exemplo, no caso de lançamentos de produtos, o blogue pode ser uma excelente estratégia de preparação da entrada de um novo produto no mercado, conquistando curiosos até ao dia do lançamento propriamente dito.
- Permite tornar-se uma referência na área de atividade da empresa – ou seja, através de uma estratégia de conteúdo, o blogue pode não só tirar dúvidas aos clientes, como também permitir falar sobre o mercado ou destacar notícias do setor. O importante é ganhar a confiança dos leitores na empresa e a marca ganha credibilidade.
- Permite promover os seus produtos e/ou serviços de forma gratuita e mais pessoal do que num website.
- Permite interagir com o público-alvo – através da publicação de posts, o blogue incentiva interações, comentários, perguntas, etc., assumindo-se como uma ferramenta para estreitar o relacionamento bilateral com os atuais clientes e conquistar novos clientes.
- Permite conhecer os seus clientes e aperfeiçoar a estratégia de conteúdo – em pontuais análises ao movimento do blogue poderá recolher importantes informações, designadamente os temas mais populares, a forma como os visitantes chegaram à página, de onde são e muitos mais dados. Com base nessas informações recolhidas poderá ir aperfeiçoando a própria estratégia de marketing de conteúdo e alinhá-la com os objetivos da empresa.
E agora, já está a pensar em criar um blogue corporativo?!