20 dicas para melhorar o marketing no Facebook

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20 dicas para melhorar o marketing no Facebook

20 dicas para melhorar o marketing no Facebook

Certamente que concorda connosco quando afirmamos que o marketing no Facebook pode ser muito produtivo para as empresas. Claro está, desde que esta social media seja bem utilizada!

Logo à partida, só pelo simples facto de a sua empresa marcar presença no Facebook, será percebida por milhares de pessoas que se interessam pelo seu segmento. E se a mensagem que a sua empresa passa é claramente descontraída e cativante, estará a contribuir para que o seu público-alvo interaja de uma forma muito mais positiva.

Mas não chega apenas publicar conteúdos que mostrem a identidade e a missão da sua empresa.

Há uma quase infinidade de técnicas e estratégias que poderá utilizar no Facebook de forma a aumentar o número de seguidores e incrementar os níveis de envolvimento com os fãs da página (ou fan page) da sua empresa.

Aqui lhe deixamos algumas dicas. Mas há sempre muito mais a fazer!

1 – Seja claro e direto

Como qualquer rede social, o Facebook exige uma linguagem rápida e objetiva. Por exemplo, se pretende chamar os seus seguidores para um novo artigo no seu website ou blogue ou participar num evento, não adianta “estar a enrolar”! Utilize sempre uma linguagem clara, direta e, principalmente, seja breve. Posts curtos fazem muito mais sucesso.

2 – Invista em bom conteúdo

Se criou a sua página apenas para divulgar os seus produtos ou serviços, então o melhor é mudar já a sua estratégia. Criar bom conteúdo é um dos segredos. E se a isso acrescentar um pouco de criatividade, a maioria dos seus seguidores vai responder com “like”.

3 – Não tenha medo de arriscar

No Facebook, basta que um fã faça gosto ou comente um post seu para que os amigos visualizem a atividade. Pense na divulgação que a sua marca terá.

4 – Cuidado com a dimensão das imagens

O Facebook tem diversas imagens – perfil, capa, publicações (posts) – todas elas com diferentes dimensões. E nem sempre nos lembramos de conferir se a imagem que estamos a publicar tem o tamanho ideal. A nossa sugestão para que não tenha mais problemas com tamanho e resolução das imagens e possa, assim, tornar as suas publicações mas atrativas:

– Foto de Perfil: 180×180 pixéis

– Foto de Capa 851×315 pixéis

– Imagem com link: 1200×627 pixéis

– Imagem sem link: 1200×1200 pixéis

5 – Crie vídeos

Se pretende aumentar o envolvimento da sua marca com os seus fãs, os vídeos são, sem dúvida, uma das melhores opções! É impressionante como as estatísticas da página aumentam quando introduzimos um vídeo nas nossas publicações.

6 – Compartilhe testemunhos

Se a opinião das pessoas sobre a sua marca, produto ou serviço é importante, então publique os testemunhos dos seus clientes para agregar ainda mais credibilidade ao seu negócio.

7 – Faça perguntas

Já ouviu dizer que “os clientes gostam de ser ouvidos”, certo? Portanto, a partir de hoje, procure conhecer a sua opinião sobre os assuntos que publica na fan page da sua empresa. Mas faça sempre perguntas simples e diretas, já que nem todos têm tempo para escrever muito nas redes sociais.

8 – Varie as formas de publicação do conteúdo

Tornará a sua página muito mais atrativa se variar as formas de atualização de estado. Por exemplo, alterne links, imagens, vídeos e textos de forma a incrementar o envolvimento e o alcance dos seus seguidores.

9 – Aplique a regra dos 80/20

Trata-se de um princípio muito simples: 80% das publicações realizadas na sua fan page têm de gerar algum valor para o utilizador e 20% dos posts podem ser apenas de pura promoção do seu negócio. Ou seja, a cada 10 publicações, duas devem ser para a divulgação dos seus produtos ou serviços e as restantes oito deverão conter mensagens relevantes (para o seu público-alvo) para assim gerar envolvimento.

10 – Nunca deixe um comentário sem resposta

O envolvimento e os comentários positivos aumentam muito quando o responsável pelas publicações no Facebook tem a preocupação de responder a todos os comentários. Trata-se de um comportamento que transmite a preocupação e o interesse da marca pelos seus consumidores e potenciais clientes. Quando entramos numa loja física, gostamos de ser bem recebidos, certo? Então, numa página virtual, acontece exatamente o mesmo!

11 – Pare de automatizar

Cada social media (Facebook, Twitter, Instagram, blogues, etc.) apresenta uma forma e linguagens próprias de divulgação de conteúdos. Portanto, não replique as suas publicações de forma automática para todos estes meios. Existem, de facto, ferramentas online que facilitam a publicação automática em todas as redes sociais onde estejamos presentes, mas o resultado poderá ser catastrófico. Procure, sim, ferramentas que agendam as suas publicações, mas de forma específica para o Facebook e para cada um dos meios que utilizar.

12 – Estude os melhores horários para as publicações

Ao longo do tempo vá percebendo quais são os horários em que os seus fãs estão mais ativos para poder perceber em que momentos do dia (ou mesmo quais os melhores dias) para fazer as suas publicações. Guarde sempre o melhor conteúdo para as horas mais certeiras!

13 – Aproveite as datas comemorativas

Natal, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia da Mãe, Dia do Pai, etc., etc.. São tantas as datas que, ao longo do ano, oferecem uma grande oportunidade para publicações temáticas. Aliás, está estatisticamente provado que as pessoas associam estas ações à felicidade, pelo que se apresentam como uma interessante opção para aumentar o nível de aprovação e envolvimento com uma marca.

14 – Altere a sua imagem de capa com alguma frequência

Uma excelente opção para serem publicações com um alto índice de interação, as fotos de capa podem muito bem servir para o anúncio de promoções, celebrar épocas do ano, entre outros eventos relevantes. Sem esquecer que, muito mais do que os textos, as imagens são mais eficazes a desencadear a interação com os utilizadores.

15 – Não seja repetitivo

Por muito que o assunto que pretende publicar tenha um tempo de vida duradouro, evite repetir o mesmo nas suas publicações. Posts repetidos acabam por se tornar enfadonhos aos olhos dos seus seguidores. Por outro lado, se a reação a um determinado post não teve o resultado que esperava, não insista. Pelo contrário, pense em algo novo e realmente eficaz!

16 – Adicione imagens aos seus anúncios

Já aqui dissemos que no Facebook as imagens são essenciais! E na hora de criar um anúncio também. Não só ajudam a aumentar o envolvimento com o público, mas também a destacar o seu anúncio entre as informações que estão na página de notícias dos utilizadores. Um conselho: evite usar a imagem automaticamente gerada pelo Facebook. Opte por uma que ajude a chamar mais atenção para aquilo que pretende divulgar.

17 – Escolha um objetivo

O formato dos seus anúncios dependerá sempre do objetivo que pretende alcançar. Por exemplo, se é a primeira vez que vai utilizar o Facebook Ads, o ideal será apostar numa estratégia de aumento de seguidores (número de fãs da página).

18 – Aproveite o espaço para divulgar

Não crie apenas anúncios para promover um novo produto. Aproveite também para divulgar a sua página, o seu website, um evento etc.. Mas atenção: para um anúncio se destacar entre muitos outros que se apresentam nas páginas dos utilizadores, não enrole. O ideal para o seu texto é entre 100 a 200 carateres. Ou seja, informe muito com o mínimo de palavras.

19 – Escolha o seu plano para anunciar

A ferramenta de anúncios do Facebook é bastante flexível de acordo com as necessidades de cada anunciante. É possível anunciar diariamente ou por períodos específicos. A escolha é sempre sua. E no caso de uma campanha não estar a dar os resultados esperados é sempre possível mudar o anúncio, alterar prazos e orçamentos diários.

20 – Escolha o seu público

O Facebook Ads tem ótimas ferramentas para definição do público do anúncio. É possível estabelecer determinadas características, como localização, idade, género, local de trabalho, estado civil, idioma, educação, entre outras.

Agora mãos à obra!

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